Di Cavalcanti
Mulata na cadeira
Núcleo Retrato
Bem-vindos à exposição CONTEMPORÂNEO, SEMPRE - Coleção Santander Brasil, que apresenta um conjunto significativo de pinturas, esculturas,
desenhos e gravuras, todos pertencentes à coleção Santander Brasil.
A exposição divide-se em três núcleos: Abstração, Paisagem e Retrato. Você terá acesso a uma bancada com recursos de acessibilidade,
contendo a reprodução fotográfica de uma obra selecionada de cada núcleo incluindo uma reprodução em relevo tátil correspondente.
Convidamos você, a conhecer as obras selecionadas e a explorá-las contando com a mediação dos recursos de acessibilidade. As obras originais encontram-se no espaço expositivo.
Pronto para conhecer as obras? Então, vamos lá.
A primeira obra selecionada refere-se ao núcleo expositivo RETRATO.
Vamos conhecer um pouquinho sobre esse tema primeiro?
Se há hoje hábito generalizado de tirar selfies, é preciso que se saiba que ele vem de longe. As pessoas sempre se interessaram por fazer retratos, de si e dos outros.
Nada mais natural: o outro é sempre fascinante. Pintá-lo, desenhá-lo, esculpi-lo é uma forma de trazê-lo para perto de si, conservá-lo.
Mas qual será o melhor modo de representar alguém? Como nos ensina essa seleção de obras, não há uma forma melhor. Um retrato nítido como uma fotografia não é mais
interessante que um retrato psicológico e deformado. Um agrupamento de pessoas trabalhando não é menos importante que alguém passeando solitariamente. Infinitas as
situações em que nos colocamos, infinitas as maneiras de representá-las.
Agora vamos conhecer um pouquinho sobre a obra selecionada?
O título dessa obra é: MULATA NA CADEIRA, do artista brasileiro Emiliano Di Cavalcanti, de 1970, sua técnica é óleo sobre tela, sua dimensão 91 por 63 centímetros.
Observe a composição, a posição da moça sentada e as cores usadas pelo artista.
O que você acha que a moça está pensando? Que lugar da casa ela deve estar?
O texto da curadoria destaca que desde o princípio de sua carreira, nos anos de 1920, Di Cavalcanti representa em suas obras o povo, e especialmente no que se refere às
questões sociais da população afro-brasileira. Suas imagens são delicadas e sensuais, fieis às
temperaturas de um país tropical, com roupas estampadas coloridas que contrastam com a cor da pele.
Observou mais algum detalhe neste retrato?
Podemos ir para a próxima obra ao lado representando o Núcleo Paisagem?